
Fone: (43) 3525-5618
Troca de óleo e filtros
Quando devo trocar o óleo do carro?
01
Quando atingir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo e que consta do “Manual do Proprietário”. Os atuais fabricantes dos motores vêm recomendando períodos de troca cada vez maiores, dependendo do tipo de serviço e da manutenção do carro.
Com o uso do carro, o nível do óleo baixa um pouco devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão. Assim, enquanto não chega a hora de trocar o óleo, devemos ir completando o nível.
(fonte: www.lubrax.com.br)
PERGUNTAS E RESPOSTAS
02
Sim. O óleo, com seus aditivos detergentes/dispersantes, carrega as sujeiras que iriam se depositar no motor. Ao passar pelo filtro, as impurezas maiores ficam retidas e as menores continuam em suspensão no óleo. Chega um momento em que o filtro, carregado de sujeira, dificulta a passagem do óleo podendo causar falhas na lubrificação. A situação se agrava quando ocorre o bloqueio total do filtro de óleo, o que pode causar sérios danos ao motor. O período de troca do filtro de óleo também é recomendado pelo fabricante do veículo e consta do “Manual do Proprietário”. Normalmente, ela é feita a cada troca de óleo. Porém, ainda existem fabricantes que recomendam a troca do filtro a cada duas trocas do óleo.
(fonte: www.lubrax.com.br)
O filtro de óleo também deve ser trocado? Quando?
03
É necessária a troca do filtro de ar ?
O filtro de ar é o pulmão do motor. Ele é responsável por garantir a qualidade do ar que entra no motor. Um bom filtro de ar é capaz de prender partículas extremamente finas com um diâmetro de 20 mícrons ou inferiores.
A sua aplicação acontece em qualquer tipo de motor a explosão, mas também se aplica em ambientes como geradores, aeronáutica, embarcações e trens.
Impurezas presentes na atmosfera como pólen, fuligem e partículas de sujeiras, poderiam eventualmente causar danos ao motor, além de proporcionar explosões mais consistentes. Porém, todos esses itens são filtrados pelo filtro de ar.
O ar contém pólen, poeira, contaminantes como amianto, fumaça, fuligem e bactérias, além de gases nocivos e mau cheiro. No interior do veículo, essas substâncias chegam a atingir uma concentração até seis vezes maior que no ambiente externo, podendo ocasionar reações alérgicas, asma, dores de cabeça e falta de concentração dos ocupantes do veículo, reduzindo sua capacidade física. Com veículos cada vez mais sofisticados, o filtro de cabine melhora a qualidade do ar respirado e podem ser trocados sempre que estiver saturado. Uma limpeza (HIGIENIZAÇÃO) deverá ser feita para eliminar mau cheiro e formação de fungos e bactérias mantendo o interior do veículo limpo, evitando doenças e irritações respiratórias.
(fonte: www.tecnorei.com.br/dicas.html)
05
Qual a importância da troca do filtro de ar condicionado e a respectiva limpeza no sistema?
07
O motor do seu veículo gera muito calor devido a explosão do combustível dentro dele. Este calor deve ser controlado, senão o motor pode fundir. Para que isto não ocorra, existe o sistema de arrefecimento. É um sistema complexo que controla toda a temperatura do motor. Assim ele terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluentes e aumetará seu desempenho.
O que compõe o sistema de arrefecimento?
- Líquido de arrefecimento - água + aditivo
- Válvula termostática - controla o fluxo do líquido para o radiador
- Radiador - diminui a temperatura do líquido
- Ventoinha - auxilia o radiador a diminuir a temperatura do líquido
- Interruptor térmico - liga e desliga a ventoinha
- Mangueiras - liga o motor ao radiador levando o líquido de arrefecimento
- Bomba d'àgua - envia o líquido para o todo o sistema
- Sensores de temperatura - indica a temperatura do motor no painel do veículo e ao computador da injeção eletrônica
É verdade que o Líquido de arrefecimento é tão importante quanto o óleo do motor?
Sim, sem dúvida!
A falta do líquido ou o uso de um fora das especificações pode fundir o motor por excesso de temperatura. O líquido de arrefecimento deve ser trocado a cada 30.000 km ou uma vez por ano!
(fonte: www.tecnorei.com.br/dicas.html)
O que é sistema de arrefecimento e qual sua importância?
04
A importância do Filtro de combustível
A gasolina, o álcool ou o diesel que utilizamos são manipulados diversas vezes até chegarem a nossos carros (da refinaria para o caminhão-pipa, do caminhão para o reservatório do posto e das bombas para o tanque do veículo), absorvendo impurezas do ar e dos reservatórios nos quais foram armazenados no percurso. Daí a importância do filtro, que barra essas partículas e impede que comprometam os componentes de injeção, como a bomba de combustível e os bicos injetores, ainda mais delicados.
(fonte: www.carroonline.terra.com.br)
Abaixo, encontram-se algumas informações úteis.
Caso haja outras dúvidas, envie-nos um email para calegari_centrolubri@hotmail.com, desta forma, responderemos o mais breve possível.
A menos que o sistema de ar condicionado não apresente qualquer tipo de problema, a substituição do Gás Refrigerante não se faz necessária, a não ser que o nível do mesmo abaixe, pelo motivo de estar vazando por algum local do sistema, diminuindo assim a eficiência da refrigeração. Não há especificação dos fabricantes, um prazo para a troca do fluído refrigerante. O período é considerado indeterminado. Se não houver vazamentos ou mesmo contaminação do fluído, você pode ter a absoluta certeza que o gás refrigerante irá durar ainda mais que o próprio veículo. Porém, recomendamos, pelo menos uma vez por ano, reciclar o "gás", no sentido de eliminação de impurezas do sistema, bem como umidade, tudo isto a título de manutenção preventiva.
(fonte: www.k2arcondicionado.com.br)
06
Aplicação da Carga de Gás Refrigerante R-134a






